Início

terça-feira, 20 de abril de 2010

A importância do prazo de validade dos cosméticos




Prazo de validade dos cosméticos: fundamental para sua saúde

Quem nunca fez aquela faxina nas gavetas e achou aquele batom que há anos não usava?  Todo mundo já deve ter se deparado com algum cosmético velho dentro dos armários ou prateleiras, mas cade a coragem de jogar fora não é verdade? Porém tenha consciência que a saúde da sua pele é importantíssima, sendo assim, de nada adianta deixar um produto estacionado em casa ou muito menos usar sem saber se sua validade expirou ou não. 

Mas o que acontece se eu usar um produto que passou da validade?

Todos os produtos possuem conservante na sua formulação e quando este expira sua data de validade, poderá causar contaminação por bactérias ou fungos. Sua pele poderá sofrer escamações, vermelhões, micose, bolhas, enfim,  todo tipo de alergia possível.

Mas como eu vejo o prazo de validade?

No Brasil, as empresas são obrigadas a cumprir a regulamentação (Resolução 211 de 14/07/2005 - ANVISA- Ministério da Saúde) que no anexo IV regulamenta que o prazo de validade deverá estar presente como rotulagem obrigatória na embalagem.  A informação deverá ser visível para o consumidor , sem que seja necessário violar a embalagem.
Já no caso de produtos importados (Lancôme, Dior, YSL, etc...), geralmente o prazo está presente na embalagem das seguinte forma:

O simbolo indica que após a abertura, o produto possui validade de 6 meses.
(Bi-Facil da Lancôme)





Linha 3 passos da CLINIQUE, valida por 24 meses após a abertura.



Máscara da YSL, validade expira em 6 meses após a abertura.

Estes são somente alguns exemplos. Mas vocês já devem ter se perguntado - "Cade o prazo de validade nos cosméticos japoneses?!", não é verdade? O que acontece é que devido a uma regulamentação feita através de inúmeros testes clínicos, foi constatado que, se conservado em boas condições, a validade dos cosméticos japoneses é de até 3 anos sem apresentar problemas. Grandes empresas como a Shiseido e a Kanebo asseguram a qualidade de seus produtos durante 3 anos, já que todos passam por diversos testes, comprovando que a durabilidade de 36 meses é segura para o consumidor. Mas é claro, os produtos deverão estar armazenados corretamente, longe de umidade e do sol. Então nada de guardar maquiagem no banheiro, combinado?

E se eu achar um produto que não consta absolutamente nada na embalagem?

Vale atentar para alguns padrões neste caso:

Batom: a validade gira em torno de 18 meses a 2 anos, dependendo da formulação.

Máscara para cílios: de 3 a 6 meses, e em alguns casos, 1 ano no máximo mesmo. Passando disso, ele fica ressecado podendo causar irritações.

Blush e sombra: de 12 a 18 meses. Porém, se bem conservado, longe do sol e umidade poderá durar até 4 anos.

Delineador líquido: mesmo caso da máscara, de 3 a 6 meses.

Pó facial: Se for bem conservado chega a durar até 10 anos sem maiores problemas.  Este vale a pena investir e cuidar bem.

Base: em média entre 1 a 2 anos.

Lápis de olho e boca: 2 anos.

Shampoo e condicionador: em média 2 anos.

Sabonete líquido: 2 anos.

Loções, emulsões, cremes: em média 2 anos de duração.

Protetor solar: se for bem conservado, longe do sol, areia, água, etc. dura até 2 anos em média.

Fonte: site Shiseido e Kanebo

E se eu estiver na dúvida e não lembrar quando comprei o produto? Como saber se está na hora de jogar fora?

Olha meninas, todo cuidado é pouco, na dúvida cheque se o seu produto não apresenta:
  • Alteração de cor ou cheiro. 
  • Se não endureceu ou não está provocando irritação nos olhos (no caso de delineadores e máscaras)
  • Borda escura (no caso da base)
  • Mudança na textura (no caso de lápis de boca e olhos).
  • Alteração na consistência (cremes, emulsões, protetor solar)

Na dúvida, não use, lembre-se sempre do famoso ditado: o barato pode sair caro.

Eu tenho que fazer uma super faxina nas minhas tranqueiras, com certeza deve ter coisa vencida para jogar fora! A gente sempre guarda coisa que no final acaba nem usando né! rs! 
E vocês meninas, costumam guardar muita coisa e quando vai ver já venceu?

Agradecimentos à nossa querida leitora Angel que sugeriu esta pauta! Obrigada!

Um beijo,



17 comentários:

  1. Amandinha, vou confessar que devo ter bastante produto fora da validade.:/ vou fazer hj msm uma faxina kkkk.

    Beijinho:*

    ResponderExcluir
  2. Po, a algum tempo q qro começar a indicar postssobre coisas q eu ja vi serem perfeitos e n vi necessidade de fazer.. o seu ficou muitoo bom.. mostra pesquisa e muita informação.. vou criar m bloco la no blog de indicações e o seu será o 1° ^^

    ResponderExcluir
  3. Post super útil, adorei! acho q os prazos deveriam estar sempre nas embalagens e não nas caixinhas (como geralmente acontece) pq quase sempre as caixinhas vão fora e ficamos sem saber a data de vencimento!!

    bjos,
    Luana

    belasperolas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoramos o post, bem interessante.
    bjos das gurias e adoramos o blog
    www.gauchasnamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Otimo post Amanda....esclarecer e fundamental ate pq aqui no Japao, o sitema de identificacao e diferente do Brasil e muitas meninas desconhecem.

    No fim do ano passado fiz a limpa e a maioria eram lapis de olhos, sombras e 2 mascaras de cilios que ja estavam ressecadas....

    Bjs
    Van

    ResponderExcluir
  6. Voce chamou a atenção para uma questão de suma importância. Ótimo post!

    Beijin
    http://sedaemar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. OI Amanda,
    eu sempre acho produto vencido. Até pq acho q uso muito pouco e acaba durando muito...
    Eu tenho um blush do Boticário há uns 4 anos, está em perfeito estado, e eu adoro :)
    adorei o post. bjokas

    ResponderExcluir
  8. Eu uso rimel q ja passou de 6 meses, mas continua do mesmo jeito q comprei, pra mim nw da nenhuma reacao, mas eu tenho um certo medinho usar coisas velhas, quando vejo q nw tem mais salvacao jogo mesmo, tem mtos produtos q nem acaba o prazo de validade e ja esta ruim e outros vencidos nw apresentam diferenca alguma, mas eu prefiro evitar usar produto velho.
    Acredita q tinha encomendado um kit de gloss da smashbox,(tava a preco de banana), mas so dpois q li direito, o kit foi lancado em 2005, mtas pessoas reclamaram da consistencia e do cheiro do produto, logo mandei um e-mail pra loja cancelando o produto, um produto com mais de 5 anos vencido, ia dar tdo qnto é alergia...kkkk. Mas eu acho falta de respeito com consumidor vender produtos de 5 anos atras, aquele anuncio nem devia estar mais la!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda, obrigada pelo link, ja tinha visto o blog Dude, vou comecar a acompanhar o blog tbm.


    To precisando de um bom primer tbm, eu comprei o matificante contem 1g, mas ele repuxa a minha pele e comeca a coçar, eu tenho o creme matificante La roche Posay, acho melhorzinho, mas eu qria um tapa buraco, ou melhor tapa poros,rsrs, com o verao chegando, meu poros ficam mais visiveis.

    Eu nunca comprei esmalte da MAC, eu acho um desperdicio, ainda mais q nw da pra gente ficar sempre cuidando por causa dos servicos domesticos e de fabrica, tem mto baratinho bom tbm, eu encomendei uns da OPI, paguei super baratos, menos de 1000yens, esta pra chegar, teve uns q paguei 400 e poucos yens, se vc quiser, dpois te passo o link da loja, achei uns mate da ZOYA, vai ser minha proxima comprinha, nunca tinha visto esta marca aqui, mas sempre vejo as gringas usando estes esmaltes, tem uma grande variedade de esmaltes, bem mais em conta q comprar em lojas, mas vale a pena fazer compras grandes, pq o frete é meio salgadinho.


    O kit de pinceis é otimo, super macio, e ele nw solta tanto pelo q nem o da MAC, so quando lavo, sai uns 2 pelinhos, vale a pena o investimento sim, com 4~5 pinceis q rosto q vc compra da MAC, ja da pra investir num kit completo daquele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. eu uso adesivos que qd compro o produto escrevo a validade (as vzes apaga e ate nao tem ne?)...meus adesivos vao me guiando...tipo etiquetas sabe??
    bjooo

    ResponderExcluir
  11. Lindonas!
    Obrigadaaaaa!
    Vcs são muuuuuuito mais que eficientes!
    Adorei e vi que muita gente tbém aproveitou o post!
    Tbém gostei da dica da Nah Moraes de etiquetar os produtinhos!
    beijos queridas!

    ResponderExcluir
  12. Amanda amore...o baby está melhorando graças a Deus,levei ao médico,mais n é nada grave.Começa escolinha ai ele ainda tá criando resistência né!!
    Ai fofa...mês passado fiz uma limpa em meus produtinhos,foi tanta maquiagem pro lixo,perfumes,batons,sombras,enfim...minha nossa,muitas coisas neim tinha a data de validade e na dúvida preferi jogar.
    Mais essa dos desenhinhos na embalagem eu neim sabia,arigato...agora já sei onde olhar.
    Cada dia vou aprendendo algo diferente...
    Uma boa semana e mil bjokas...tô na correria hj,quero tentar ler tudinho os posts k n vi.Bjoooooooo.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post!!!
    Eu já retirei todos os produtinhos vencidos da penteadeira!!! =)
    O único que restou foi um pó facial que amo e não achei a data de validade! Mas fiquei super aliviada quando li que pode durar até 10 anos, pq faz quase isso que tenho!!! hahaha
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Post utilidade pública, Amanda! Muito bom!

    Eu não sou muito ligada na validade, principalmente de sombras... preciso ser mais responsável!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Como é que a gente vai saber se o produto não tava estocado há um tempão na loja? Como a gente faz p/ saber se não está adquirindo um cosmético já velho?? A validade de três anos que eles asseguram é contado depois que sai da fábrica. Tá, mas quando foi? O_o

    ResponderExcluir
  16. Muito bom, tem coisa que nem imaginava.
    Bjks, Bina

    http://bybina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. eu tenho um nourrissante pour le Visage da Bvlgari e graças a você vou usá-lo! haha ah! eu tenho um blog que logo mais teremos videos no youtube, é terapiaintensivaa.blogspot.com ... deixe seu comentário

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!